Um elemento de origem natural, a madeira teve seu uso repaginado diversas vezes na história da arquitetura e design, sendo uma prática muito antiga e comum. Durante séculos ela vem sendo usada nas mais diferentes formas por arquitetos, designers e artistas valorizando ambientes com sua beleza natural.
Sua grande versatilidade faz dela um elemento atemporal, que nunca sai de moda, considerada um clássico na decoração de interiores. E é a sua característica versátil que permite que ela seja usada em inúmeros locais, combinando criatividade com o excelente desempenho e resultado obtido a partir do seu uso, seja em pisos, vigas, forros, portas, janelas, revestimentos, móveis ou objetos de decoração.
Apesar de ser muito associada ao estilo rústico, a madeira pode estar presente em espaços nos mais diferentes estilos, indo da simplicidade à sofisticação. Seu uso na decoração é sinônimo de aconchego, sendo uma ótima opção para aquecer um ambiente esteticamente, além de ser um material isolante térmico e acústico natural.
Atualmente, em decorrência da exploração dos nossos preciosos recursos naturais, é de grande importância, antes da compra de qualquer item de madeira, que alguns cuidados sejam tomados como, por exemplo, saber a procedência do material e se ele é certificado. Além disso, geralmente é necessário que ela passe por processos e/ou tratamentos que garantam sua resistência e durabilidade, seja contra pragas ou mesmo para que esteja adequada as condições de uso do ambiente em que for aplicada.
Madeira por todo o ambiente
A principal característica deste projeto, do escritório D81 Design de Interiores e Arquitetura, foi o uso da folha de madeira freijó lavado em todos os ambientes, compondo com peças em tons pastel e terrosos, como também com outros itens madeirados na mesma gama de cores.
Madeira em diferentes aplicações
Assinada por Duda Porto para Casacor, a casa Lite trouxe uma grande composição da madeira em diferentes aplicações e usos, criando um lar rústico mas, contemporâneo. O piso foi revestido com carvalho, já o forro, painéis das paredes e divisórias em madeira com tonalidade mais marcante. Os móveis passeavam pelos tons claros, compondo com os madeirados.
Por toda extensão do piso
Neste apartamento, idealizado pelo Escritório Ambidestro Arquitetura, a madeira percorre toda a extensão do piso. Em um dos quartos, ela compõe com painéis e armários com acabamento madeirado escuro, remetendo a uma das nuances da madeira no chão.
Revestimento no banheiro
Em banheiros e especialmente lavabos a madeira pode ser explorada com prestígio na decoração. No projeto de Figueiredo Fisher Arquitetos, o banheiro recebeu a madeira no mesmo tom do piso, em paginação espinha de peixe, nos painéis da parede, mobiliário e forro criando uma unificação visual e trazendo a sensação de aconchego para o ambiente.
Madeira presente em peça-chave
A madeira pode estar presente em peças selecionadas, como o aparador neste projeto, que trouxe presença e aconchego para a decoração, compondo com diferentes materiais. Já o piso em ébano é marcante e singular.
Comentários